O Centro Estadual de Educação Profissional Visconde de São Leopoldo foi criado em 1º de agosto de 1944, na gestão do Prefeito Cel. Theodomiro Porto da Fonseca, com a denominação de Patronato Agrícola Visconde de São Leopoldo, que funcionava como internato, recebendo crianças carentes que necessitassem de um abrigo e educação básica (Ensino Primário). Estes alunos recebiam orientações técnicas de agricultura e pecuária, ministradas por monitores. Ao longo de sua existência sofreu varias alterações em relação ao nome e suas atividades e modalidades de ensino, mas sempre focado no Setor Primário da Economia.
Dentre tantas mudanças ocorridas nestes 68 anos de tradição e comprometimento com a Comunidade Escolar e a Sociedade, se destaca a de transformação de Escola para um Centro Estadual de Educação Profissional, que possibilita a criação de Unidades de Ensino em todo o território gaúcho, fazendo uma educação gratuita e de qualidade a jovens e pessoas que buscam uma qualificação profissional na Área de Agricultura, Pecuária e Florestas.
Hoje, podemos comprovar no Encontro Anual de Ex-Alunos, que ocorre sempre no último sábado do mês de novembro, que os egressos estão ocupando posições excelentes no mercado de trabalho. Isso demonstra a bagagem que eles recebem durante os três anos que passavam na escola e formando uma rede de amizade duradoura e fraterna.
Atualmente o CEEPRO conta com duas Unidades; Unidade de Ensino Estadual Visconde de São Leopoldo, em São Leopoldo, que atende a região do Vale dos Sinos e muitos outros municípios do RS e fora dele. Esta Unidade permanece funcionando no seu local de fundação. A Unidade de Ensino Estadual Capela de Santana, em Capela de Santana, que funciona no antigo Centro de Treinamento de Mecanização da Lavoura que antes pertencia a Secretaria da Agricultura.
Leia mais: http://eteviscondesl.webnode.com.br/historico/
Nenhum comentário:
Postar um comentário